Busca  
A História do Bar Luiz
Bairro do Centro: o berço do Rio de Janeiro

ONDE ESTAMOS 

O Rio de Janeiro, assim como toda cidade, tem suas tradições. O patrimônio da Cidade Maravilhosa inclui, além de suas belezas naturais, alguns redutos históricos, consagrados como pontos de referência na memória e no cotidiano do carioca.

O núcleo fundador onde a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro começou a crescer é o bairro conhecido como Centro da Cidade. Sua centralidade não é geográfica, mas puramente cultural. Deste centro, na verdade litoral da Baía de Guanabara, a cidade principiou a se expandir, a delimitar territórios e fronteiras, a ser loteada e povoada.

Esta região é parcamente explorada pelos turistas que aqui desembarcam, ocupados em desfrutar os dias de sol nas belas praias que ofertamos. Contudo, alguns dos referenciais mais importantes da cultura carioca se localizam nesta área, acessíveis a pessoas com os mais diversos interesses. Centro financeiro e econômico da cidade, seu comércio abarca os mais variados artigos de consumo. A infra-estrutura cultural da região dispõe de museus, centros-culturais, cinemas e teatros, além de espaços para o lazer a céu aberto, como praças e passeios públicos. Disponível também aos olhares mais atentos está a paisagem de suas ruas, que engloba desde casarões e edifícios do período colonial até prédios e monumentos pós-modernos. Este cenário é um perfeito reflexo da pluralidade do corpo social e urbano do Rio de Janeiro.

Todavia, é através do mosaico social de seus transeuntes que o bairro expressa toda sua vitalidade. Diariamente, milhões de pessoas circulam pelos seus caminhos, vivenciando costumes e histórias. Se estas ruas falassem por si, teriam muito que contar. Contudo estas experiências estão registradas na memória de quem trabalha na região e nas paredes de seus estabelecimentos e casas comerciais. Conhecer uma cidade é desvendar o seu epicentro, o local onde se concentra uma amostra de todos os bairros.

Inseridas neste mosaico de experiências e histórias, encontramos algumas das casas mais antigas do comércio carioca, dentre as quais o Bar Luiz, instituição que completou 120 anos de existência em 2007. Conhecido pela qualidade do seu chope - um dos melhores da cidade - e de sua típica gastronomia alemã, o Bar Luiz tem sido testemunha ocular dos eventos ocorridos nos últimos séculos no Rio de Janeiro. Patrimônio histórico-cultural da cidade, além de aglutinador de personagens das mais diversas condições sociais pelo próprio perfil do estabelecimento, este bar espelha um pouco da peculiar cultura do Centro e da cidade do Rio de Janeiro.

Daiana Crús Chagas - Bacharel e licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Bar Luiz Ltda.

 

Fale conosco - Franquias
Bem-Vindo ao Bar Luiz
Notícias
A História do Bar Luiz
Galeria de Fotos
Livro de Ouro
Curiosidades
Cardápio
Indique este site
Envie um Postal
Fale Conosco
Bar Luiz • Rua da Carioca, 39 • Centro • Rio de Janeiro • Telefone [21] 2262-6900